sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Resultado da Reunião do Colegiado do dia 09/02/2009

No dia 09 de Fevereiro de 2009 foi realizada uma reunião do Colegiado do Curso de Economia sob a presidência do Coordenador do Curso de Economia, Júlio Gomes, contando com a presença dos seguintes membros: Professores Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, Luiz Antonio Palmeira Cabral, Francisco José Peixoto Rosário, Márcio Porangaba Costa, Maria Cecília Junqueira Lustosa, André Maia Gomes Lages e a técnica-administrativa Angelisse Rotondaro dos Santos e os Discentes Carlos Humberto de Albuquerque Spinelli e Thiago Peixoto de Almeida Cavalcante.

Antes de mais nada, o Coordenador iniciou a reunião mostrando o resultado da matrícula com a quantidade de alunos matriculados em cada matéria, deixando evidente, as matérias que poderiam formar turmas, por ter um número mínimo de alunos, e as que não poderiam, por não ter o número mínimo de alunos.

O Coordenador do curso coloca que houve uma reunião com a professora Maria da Graça sobre a nova grade, onde até março será votada no Conselho Universitário a introdução dos alunos de 2007, 2008 e 2009 no novo curriculum. Pois os alunos assinarão um formulário para sair do curriculum antgo para o novo. Com relação aos alunos de 2006 e dos anos anteriores, serão obrigados a pagar todas as disciplinas do curriculum antigo. As disciplina que saíram da grade poderão ser ofertadas através de cursos de verão ou tutoria.

Foi discutido, entre outras coisas, as disciplinas que precisavam ter turmas extras para comportor o excessivo número de alunos. Entre outras matérias que tiveram turmas extras abertas, contamos com: Introdução a Economia II, Introdução a Ciências Sociais, Estatística Econômica entre outras.

O Diretor da FEAC, professor Luiz Antonio, ressaltou uma questão muito importante, o fato de alunos matriculados em um turno serem obrigados a pagar matérias no outro turno. Essa questão acontecia muito na gestão da coordenação passada, onde os alunos não tinham escolha e simplesmente apareciam matérias matriculados em um turno diferente. Na atual gestão,o aluno não será obrigado, ele terá direito a escolha, caso tenha disponibilidade de pagar matérias no horário contrário, ele pode fazer a opção, caso não possa, simplesmente deixará de pagar a matéria.

No final das contas, o interesse principal desta reunião do colegiado foi a distribuição de turmas para cada professor com seus respectivos horários. Essa é uma questão muito delicada, pois existe professores, por exemplo, que orientam muitos TCCs, que ensinam no mestrado, que estão estudando outro curso superior, que estão acabando sua tese do Doutorado, que pegaram cargos administrativos como coordenadoria ou diretoria, entre outras atividades. A grande questão a ser ressaltada é: Deverão ter horários especiais esses professores? Para essa questão, houve muita divergência, alguns foram a favor, outros contra, outros não opinaram. Em suma, foi entendido que nosso curso está passando por uma fase ímpar e que seria necessário o esforço de cada professor para ajudar o máximo possível. E, desta forma, o Coordenador do curso, ficou incumbido de distribuir as matérias da melhor maneira possível. Salvo engano, essa distribuição está disponível no mural da coordenaçao no primeiro andar da FEAC.

Obs: Eu, Thiago Peixoto de Almeida Cavalcante, sinto por fazer este post sem a posse da Pauta desta reunião. Confesso que pedi várias vezes ao professor Júlio Gomes, Coordenador do curso, que me enviasse via e-mail, mas até agora não recebi nada.

Atenciosamente, Thiago Peixoto.

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